Do cinematógrafo até às mais avançadas câmaras digitais que possuímos nos dias de hoje, a verdade é que a essência do cinema sempre foi a mesma: contar histórias.
Quase que apostamos que tem um filme que o marcou de certa forma, seja pela história, pelos atores, pela banda sonora ou até, pelos efeitos especiais...
Mas os filmes como hoje os conhecemos nunca seriam possíveis sem as grandes invenções que os suportam. E por isso hoje trazemos 7 marcos que para nós, foram essenciais para a história do cinema:
💥A Lanterna Mágica:
Era uma caixa com uma lâmpada e uma lente convexa que projetava cenas pintadas em placas de vidro. Quando as placas alternavam de forma sucessiva, criavam a ilusão de movimento. Esta invenção foi da autoria do sacerdote alemão Athanasius Kircher.
💥Zootrópio:
Em 1834, William George Horner colocou um tambor circular com pequenas janelas recortadas.No interior do cilindro era colocada uma fita com vários desenhos, com ligeiras alterações no movimento. Ao girar, o tambor cria a ilusão de movimento.
💥The horse in motion de 1880:
Este pequeno vídeo, não é mais do que uma série de 12 fotografias, tiradas pelo fotógrafo inglês Eadweard Muybridge a pedido do ex-governador da Califórnia, Stanford, que era apaixonado por cavalos e queria saber se estes levantavam todos os cascos do chão ao trotear. Ele colocou várias câmaras fotográficas ao longo de uma pista de cavalos e disparou-as de forma sequencial.
Muybridge comprou que o cavalo levantava de facto as quatro patas do chão, mas também que ao passar rapidamente pelas fotografias, assistia a uma imagem em movimento.
💥A invenção do Cinematógrafo:
É um aperfeiçoamento do cinetoscópio do inventor Thomas Edison, com a grande vantagem de captar, conservar e projectar as imagens. O cinematógrafo caracteriza-se por ser um aparelho híbrido, associando as funções de máquina de filmar, de revelação de película e de projeção.
Foi através do Cinematógrafo que os irmãos Lumière exibiram o seu primeiro filme.
💥A primeira exibição de um filme:
Tão simples como retratar a saída dos funcionários da fábrica Lumière em França.
Uma cena que nos dias de hoje parece tão banal, fascinou a plateia em 1895. As cenas da vida quotidiana foram um dos principais temas captados pelas primeiras experiências cinematográficas e serviram de inspiração a inúmeros entusiastas da imagem em movimento.
💥A exibição do filme “A Viagem à Lua”
Este filme, de autoria de Georges Mèliés, foi exibido em 1902. Pela primeira vez na História do Cinema utilizaram-se efeitos especiais.
💥O primeiro filme com Som
“The Jazz Singer”, da Warner Brothers” foi o primeiro filme exibido com som. Pela primeira vez, houve diálogos e até algumas canções sincronizadas num filme.
A história do cinema é a história da evolução técnica que tornou possível transpor os sonhos do Homem para uma tela de cinema ou para o ecrã das nossas atuais TV’s.
É uma Arte. É a chamada Sétima Arte, e nós gostamos muito dela! :)
Comentários